Acúmulo de água em frente à casa de gera riscos à saúde e já causou vários acidentes na SC-434
Na manhã de quinta-feira (27), a equipe da 94,7 FM esteve no bairro Campo D'Una, em Garopaba, para conversar com a ouvinte Viviane, que afirma enfrentar há mais de 15 anos um problema de drenagem em frente à sua casa.
A residência, localizada à beira da SC-434, sofre com uma falha no sistema de drenagem do acostamento da rodovia. A tubulação está entupida, o que impede o escoamento adequado da água, resultando em acúmulo na frente da casa. Esse acúmulo de água gera diversos riscos à saúde da comunidade, especialmente com relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Outro risco é o perigo para motoristas e pedestres, já que, durante as chuvas, o acostamento fica alagado e acaba confundindo quem passa pela via, causando quedas. Segundo Viviane, vários acidentes já ocorreram na região, especialmente envolvendo motociclistas e idosos.
Em busca de uma solução, Viviane procurou a Secretaria de Infraestrutura de Garopaba, que informou não ser responsável pela obra e orientou que ela entrasse em contato com o Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No entanto, após contatar ambos os órgãos, ela se viu em um impasse: nenhum deles assumiu a responsabilidade pela obra.
Diante da falta de respostas, Viviane e seu marido sugeriram às autoridades que realizariam a instalação da tubulação por conta própria, assim como fizeram alguns vizinhos. Porém, a proposta foi recusada, e ela foi informada de que, caso a obra fosse realizada por eles, qualquer novo acidente no trecho da SC-434 seria de responsabilidade do casal.
Após a entrevista com Viviane no Jornal da 94, uma solução foi encontrada. A equipe da 94,7 FM entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Garopaba e com a Secretaria de Infraestrutura. A Prefeitura informou que já solicitou ao Estado uma solução para o problema. De acordo com a Secretaria, a obra será executada na próxima etapa de manutenção do Programa Estrada Boa, após a conclusão da primeira fase da recuperação da SC-434.
Por Redação RSC
0 Comentários